
A Radio Cidade Livre – 88 FM reassumiu a liderança de audiência e abriu grande vantagem sobre emissoras concorrentes, conforme pesquisa concluída esta semana pela agência de publicidade Boomerang Comunicação e Eventos. A Difusora AM também registrou elevação no índice e assumiu a segunda posição. A pesquisa abrangeu todas as regiões da cidade e utilizou 214 questionários simulando o universo de ouvintes do município, obedecendo a critérios técnicos de amostragem, distribuídos por sexo, faixas etárias, faixas de renda e densidade demográfica de cada bairro.
A 88 FM foi apontada como preferida por 44% dos ouvintes de rádio, enquanto a Difusora AM foi escolhida por 21% dos entrevistados. A terceira colocada ficou com 18% das indicações na cidade, a quarta teve 3% e a quinta, apenas 1%. Diversas emissoras, de outras cidades, juntas, foram apontadas por 13% dos ouvintes.
De acordo com o publicitário Daniel Dias Tessari, diretor da Boomerang, a coleta de dados foi feita por profissionais contratados pela agência, treinados para preencher os formulários, sem indução e sem interferência nas respostas dos entrevistados. “Para efeito de pesquisa – disse ele – utilizamos 95% de confiança e 3% de margem de erro, conforme fórmula de trabalho do livro Conceitos e Metodologia”.
Distribuição
A coleta de dados obedeceu à seguinte distribuição: 34% dos entrevistados tinham até 18 anos de idade, 26% entre 19 a 25 anos, 21% de 26 a 35 anos e 20% acima de 35 anos. Pelo critério de renda familiar, 23% recebiam até 1 salário mínimo, 42% de 1 a até 2 salários mínimos; 20% tinham renda de 2 a 4 salários mínimos e 16% registravam renda acima de 4 salários mínimos.
O planejamento para a coleta de dados levou em conta a densidade demográfica de cada região da cidade. A região do Vale do Redentor/Santo Antônio foi responsável por 50 entrevistas (23%); Vila Verde, Buenos Aires e Cassucci tiveram 53 entrevistas (25%), Centro, 44 entrevistas (20,5%); Vila Pereira, Santa Teresa e Bonsucesso somaram 44 entrevistas (20,5%) e Jardim Aeroporto e Vila Brasil, 23 entrevistas (11%).
A população prestigia bastante as emissoras em São José: 42% dizem que ouvem rádio até duas horas diárias e 29% ouvem até três horas por dia. Essa audiência se divide em partes quase iguais entre manhã e tarde. Enquanto 35% são ouvintes no período da manhã, 34% dizem que ouvem rádio à tarde. À noite, o índice cai para 20%, o que, na avaliação da direção das emissoras, é um número muito bom.
A Difusora AM, que ficou com 21% da preferência e assumiu o segundo lugar em audiência na cidade, foi avaliada apenas na zona urbana do município. A pesquisa não abrangeu a zona rural, onde a emissora sabidamente tem forte penetração. Mas como era esperado, são dela os locutores mais lembrados pelo público. Capitelli e Paulão, da AM, dividem o título de preferidos do público. Entre as FMs, foram mais citados os locutores Fejão, Edu Cunha, Enio Fly e Marcos Vinícius.
Programação
A evolução positiva dos números de audiência da 88 FM coincidiu com o ajuste da programação. A resposta do público foi positiva, à medida que a seleção musical era aperfeiçoada. Ao sair da rede Jovem Pan, a audiência – que vinha em declínio – começou a reagir. Em março de 2009, a Boomerang realizou uma pesquisa que apontou essa reação. Na época, a emissora B aparecia na liderança geral com 30%, contra 24% da 88 FM e 16% da Difusora AM. A 88 FM era líder em segmentos até 25 anos e no público de maior renda. Agora, após melhoria na programação, a 88 FM manteve a liderança entre os jovens e os de maior renda e ampliou a participação nos outros públicos. Perde para a Difusora AM no Vale do Redentor (44% a 30%) e na região do Cassucci (40% a 23%). Mas apresenta excepcional desempenho no Centro (73%), Vila Pereira/Sta. Teresa (54%) e Aeroporto/Vila Brasil (50%).